domingo, 18 de novembro de 2007

Direitos do Portador de Parkinson

Por Anna Salustiano

A Associação de Parkinson de Pernambuco, ASP-PE com objetivo de esclarecer as pessoas sobre a doença, realiza uma vez por mês palestras. Foi o que aconteceu no dia 10 de novembro, na antiga sede da Associação, rua Gervásio Pires, n° 404, Boa Vista. Lá, vários membros da ASP estiveram presentes para conhecer com mais detalhes, seus direitos.
Tinha tudo para ser um dia bonito, mas fazia três meses que a Secretaria de Saúde não estava repassando o medicamento (prolopa) ao laboratório Roche. “Quando os parkinsonianos ficam sem o remédio, se tornam tão dependentes, que na maioria das vezes é necessário internamento”, disse a coordenadora administrativa da ASP Terezinha Veloso.
Assim que as pessoas iam chegando a sala, um abaixo-assinado estava na mesa para ser preenchido. O objetivo de tudo isso era recolher o maior número de assinaturas para levar ao secretário de saúde, Dr. Jorge Gomes. Diante de toda a situação, Terezinha aponta a importância da união. “Temos que nos juntar em frente à Secretaria e fazer um (sic) apitaço, só assim eles vão olhar para gente.”
Depois das colocações, é chegada a hora da funcionária do Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, Lindinalva Amorim, esclarecer os direitos da pessoa com Parkinson. Auxílio doença e aposentadoria por invalidez foram os assuntos debatidos.
Para o primeiro caso, o trabalhador liga para o número 135 e agenda uma perícia médica. O que dá direito à aposentadoria por invalidez é o grau da doença. A idade também é um fator determinante. Lembrando que nos dois casos o indivíduo precisa estar vinculado ao INSS, ou seja, ser contribuinte e provar o grau de carência. Em qualquer época do ano as pessoas podem procurar o órgão e dar entrada. É hora de se mover e correr atrás dos seus direitos.

Resultados
E não é que os planos feitos no dia da palestra foram executados... Na última terça-feira, dia 13, José e Terezinha Veloso, presidente e coordenadora respectivamente, junto com alguns membros da ASP-PE, levaram o abaixo-assassinado e fizeram muito barulho em frente à Secretaria de Saúde. A idéia deu certo. Foram atendidos e na sexta-feira, dia 16, o remédio chegou.
Tudo isso é devido a incansável luta do pessoal da Associação. A eles, desejamos muita saúde para que outras barreiras sejam derrubadas.

Nenhum comentário: