Por Renata Nascentes
Há seis anos, a Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE), surgiu com a intenção de tornar os portadores da deficiência mais ativos na sociedade através da luta por direitos e reconhecimento social, deixando de lado o confinamento em suas casas. Ao longo desse trabalho, muitas conquistas foram alcançadas. Uma das mais recentes foi a inauguração da nova sede, localizada no Centro do Recife.
Esse acontecimento foi possível devido ao empréstimo do espaço para a ocupação da ASP-PE, feita pela voluntária da área de terapia ocupacional, Ana Paula Mendes, e seus familiares. De acordo com Terezinha Veloso, os principais motivos que contribuíram para a mudança foram a localização, a necessidade de ampliar o espaço físico e o desejo de oferecer melhores condições estruturais, com ambientes mais reservados para a prática de atividades desenvolvidas com os associados. “Na antiga sede, da rua Gervásio Pires, as oficinas eram exercidas em um ambiente pouco reservado e isso prejudicava a concentração das pessoas.”, diz Terezinha.
Além do novo endereço, houve algumas inovações como a oficina de Fala e Expressão Oral. Essa atividade, antes exercida na Faculdade Integrada do Recife (FIR), é agora realizada às 8h das sextas-feiras na própria instituição. As demais programações das manhãs têm início às 8h30 em dias específicos, como fisioterapia nas segundas-feiras, Oficina de Arte nas terças, Protocolo nas quartas e Oficina das Emoções nas quintas. Brevemente outros exercícios serão criados para ocupar os horários da tarde. No momento, os associados já contam com a possibilidade de se reunir nas Tardes com Jogos e na oficina Tarde de Leituras
O horário de funcionamento da associação é de 8h às 12h e das 14h ás 17h, de segunda a quinta, e nas sextas, das 8h às 10h. A ASP tem o prazer de receber todos os associados para conhecer o estabelecimento na Av. Guararapes 86, 8º andar, sala 813, Ed. Santo Albino - Bairro de Santo Antônio-Recife-PE- Cep 51010-000, e participar das atividades disponíveis que possibilitam interação, apoio e solidariedade entre os membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário