quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Associação comemora aniversário e apresenta oficialmente os novos diretores



Por Renata Nascentes

A beira-mar de Boa Viagem amanheceu em festa, devido à comemoração do sexto aniversário da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE). No dia 20 de outubro de 2007, nas areias da praia, em frente ao Primeiro Jardim, foi montado um toldo com direito a mesas, cadeiras, faixas, música e um farto café da manhã. O local foi, ainda, palco de muita diversão como sorteios, danças, conversas e exercícios corporais, além da apresentação oficial da nova diretoria, assumida exclusivamente por pessoas com Parkinson.
Para o presidente da associação, José Veloso, os seis anos da ASP-PE representam “união, solidariedade, muito crescimento, desenvolvimento dos nossos trabalhos e melhores condições estruturais para desenvolvê-los.”, diz. Quanto às pretensões futuras, Veloso prossegue dizendo que “daqui para frente, visamos mais crescimento da ASP-PE e ajuda do governo do Estado, sobretudo, com relação aos medicamentos.”
De acordo com o médico mastologista Hélio Sena, portador de Parkinson e membro da associação, as pessoas com Parkinson gastam mensalmente um valor aproximado de R$ 1,500, contando com despesas medicamentosas e exercícios de fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros. Para ele, “A existência da ASP-PE é muito importante porque oferece ajuda principalmente a pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com todas esses gastos.” Para Sena, os motivos pessoais que merecem comemoração são união, melhoria nos aspectos físicos e psicológicos e as boas orientações de conscientização que adquiriu através dos próprios integrantes da associação sobre o Parkinson e sobre os direitos sociais que possui como portador.
Durante o café da manhã, a gerente administrativa da ASP-PE, Teresinha Veloso, apresentou oficialmente os membros da associação que irão, a partir de agora, fazer parte da nova diretoria. Segundo ela, essa diretoria “será a única no Brasil, entre todas as associações de Parkinson, formada exclusivamente por quem tem Parkinson”. Teresinha Veloso disse ainda que “a eleição foi composta por uma chapa única e eleita por aclamação no dia 18 de outubro de 2007”.
O presidente da ASP-PE, José Veloso, que continuará no cargo, espera que essa nova diretoria possa servir de exemplo e esperança para outros tantos portadores desmotivados e que se encontram em suas casas. Quanto ao antigo grupo, Veloso fez um agradecimento especial, reconhecendo as inúmeras conquistas obtidas pelo trabalho dos membros.
O novo vice-presidente da ASP-PE, Djalma Toscano, assume o cargo de “braços abertos e alma lavada” e deseja ampliar o número de voluntários e beneficiados e trabalhar com objetivo de conquistar maior reconhecimento da associação por parte da sociedade. Já o novo tesoureiro, Francisco Ernandes, pretende trabalhar bastante em cima da oportunidade de divulgação da associação no IV Congresso das Associações de Parkinson do Brasil, evento que será sediado em Pernambuco no próximo ano, 2008.
A nova diretoria será composta por José Veloso (presidente), Djalma Toscano (Vice-presidente), Francisco Ernandes (tesoureiro), Janete Almeida (vice-tesoureiro), Fátima Maria de Moraes (primeira secretária), Miriam Vasconcelos (segunda secretária), Zamir Neves (primeiro conselheiro), Liceno Pinheiro dos Santos (segundo conselheiro), Luíza Gonçalves (terceira conselheira), Maria José do Espírito Santo (primeira suplente), Geraldo Balbino (segundo suplente) e José Roberto Gomes (terceiro suplente).

Nenhum comentário: